A Coordenação LGBT procura tornar o ambiente universitário mais acolhedor para todas as pessoas que não se encaixem nos padrões heteronormativos de sexualidade e gênero.
Sua agenda é construída em conjunto com os coletivos LGBT, movimentos socias LGBT organizados, núcleos de pesquisa e extensão e pessoas comprometidas com a causa.
Desde 2015, a UnB realiza anualmente a Parada do Orgulho LGBTQI+, trata-se de uma demanda da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) que conta com o apoio institucional da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).
CODIM - Coordenação das Mulheres
A Coordenação das Mulheres promove políticas institucionalizadas para a promoção e proteção dos direitos das mulheres no contexto universitário. Suas ações são orientadas para o enfrentamento a todas as formas de expressão de violência contra as mulheres: assédio moral, sexual, constrangimentos, sexismo, machismo e misoginia.
A CODIM oferece atendimento e acolhimento especializado às estudantes e servidoras (docentes, técnica-administrativas e terceirizadas) e desenvolve uma agenda de atividades para a promoção ativa dos coletivos femistas, núcleos de pesquisa, projetos de extensão e demais pessoas comprometidas com a igualdade de direitos.
COQUEI - Coordenação da Questão Indígena
A Coordenação Indígena é responsável por acolher e acompanhar os estudantes indígenas da UnB, do vestibular até a conclusão do curso. Para isso, desenvolve junto às estudantes estratégias de enfrentamento aos desafios para o acesso e permanência de indígenas na Universidade com respeito às suas especificidades.
O Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas, conhecido como Maloca, é o espaço de acolhimento psicopedagógico, individual e/ou coletivo dos estudantes Indígenas, da Graduação e da Pós-graduação.
COQUEN - Coordenação da Questão Negra
A Coordenação Negra oferece acolhimento aos estudantes negros e negras e trabalha juntamente com eles para promover políticas de combate às desigualdades, aos preconceitos e à discriminação.
O Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília (CCN/UnB) é um Centro de Referência Étnico Racial criado em 2006 para fortalecer a promoção negra. É um espaço institucional e multidisciplinar de dinâmicas e atividades relacionadas à presença da população negra.
O CCN dá suporte ao Programa AFROATITUDE e às ações dos Coletivos negros estudantis e mantém uma agenda de atividades voltadas para o fortalecimento da cultura, da religiosidade e do empoderamento das pessoas negras na UnB.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS - SDH - Gabinete da Reitoria - GRE
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte – Brasília – DF - CEP 70910-900
ICC Sul - Sala AT 152 (Próximo à Caixa Econômica)
Telefone: (61) 3107-2645 - E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: @DireitoshumanosUnb - Instagram: @direitoshumanosunb